top left image
top right image
CENTRO SOCIAL DA QUINTA DA BOA VISTA

Instituição Particular de Solidariedade Social

Creche - Jardim de Infância - ATL
NOTA HISTÓRICA
O Centro Social da Quinta da Boa Vista (CSQBV) surgiu no período pós 25 de Abril de 1974, como resultado de um movimento de ocupação protagonizado por particulares com o objectivo principal de suprir carências sociais e colmatar algumas insuficiências ao nível do apoio às famílias, através da prestação de serviços sociais e educativos.

Mantendo a inspiração inicial, marcadamente social e comunitária, e, de acordo com o enquadramento legal em vigor, foi dado corpo a uma IPSS, sem fins lucrativos, de cariz laico, e que se tem desenvolvido muito através do voluntariado dos seus associados.

Situado em Meleças – Belas (concelho de Sintra), uma zona ainda considerada rural, embora já com fortes influências do meio urbano (proximidade de Rinchoa, Algueirão, Mem-Martins, Mercês, Cacém, Belas).

Possuímos um espaço exterior excepcional e único na zona, com potencialidades para proporcionar riquíssimas experiências em termos de desenvolvimento global das crianças e jovens. O CSQBV está dotado de parque infantil, ringue, jardins imensos, uma zona com "animais de quinta" e espaços de "cultivo" para além da vasta área florestal que o circunda, e que é parte integrante do espaço. É, como todos os que por cá passam lhe chamam, uma verdadeira "Quinta"!


A Instituição é constituída por todos os associados em pleno direito de funções. Os órgãos que a dirigem são eleitos em Assembleia-Geral por mandatos de 3 anos, dividindo-se em:

- Assembleia-Geral: a quem compete dirigir os trabalhos das sessões das assembleias, onde todos os associados estão envolvidos nas decisões e escolhas da e para a instituição (por exemplo o plano de actividades anual, o orçamento, o relatório de contas, a eleição dos corpos gerentes). Reúne, pelo menos, 2 vezes por ano (Março e Novembro), e todos os associados devem estar presentes.

- Direcção: a quem compete administrar e dirigir a instituição, zelar pelo cumprimento das decisões dos outros órgãos e representar a instituição. Reúne mensalmente e todos os interessados podem fazer chegar até este órgão os pedidos, questões, sugestões que entenderem relevantes.

- Conselho Fiscal: a quem compete vigiar pelo cumprimento da lei e dos estatutos e, em especial, fiscalizar a escrituração e dar parecer sobre o relatório de contas e orçamento elaborados pela Direcção.


Copyright © 2011/2012 Centro Social da Quinta da Boa Vista. Todos os direitos reservados.
bottom left image
bottom right image